Rastro de Cthulhu: O que é Recursos/Escudo do Guardião?


Salve, pessoas.

Para quem não sabe, dia 11 de novembro a RetroPunk começou uma nova campanha de Financiamento Coletivo para uma nova edição do RPG Rastro de Cthulhu, dessa vez com toda a sua pompa (capa dura e miolo colorido emulando sépia e em 3 dias já alcançamos 15% da meta — ou 20% se considerarmos os boletos em aberto). Você pode saber mais sobre a campanha visitando a página do projeto: http://www.catarse.me/rastro_de_cthulhu

Dentre os itens que fazem parte das recompensas está o aguardado (e mítico no Brasil) Recursos do Guardião e que é acompanhado pelo Escudo do Guardião.

Esse texto serve para fornecer um panorama geral sobre o livro Recursos do Guardião e o Escudo do Guardião e o que ambos agregarão a sua mesa de Rastro de Cthulhu. Foi traduzido livremente a partir da resenha de Lee Valentine publicada originalmente no site Ogre Cave.

Recursos do Guardião

Recursos do Guardião

Recursos do Guardião será um livro brochura (capa mole, em triplex 300g) impresso em papel offset 90g (preto e branco) que terá uma quantidade de páginas variando entre 68 e 80 páginas (estimativa).

O texto do livro é dividido em quatro seções: Habilidades, Ocupações, Extras e Estabilidade e Sanidade.

  • Habilidades

Esta seção fornece informações valiosas sobre gênero e sobre as habilidades investigativas e gerais usadas por personagens durante os anos de 1930.

O autor elenca a maioria das habilidades gerais e investigativas e fornece informação sobre como cada habilidade tem importância na trama em um jogo sobre Mythos nos anos 30. Por exemplo, a seção sobre Contabilidade fala sobre lavagem de dinheiro, transferências monetárias, evasão aduaneira, evasão fiscal e uma variedade de outros detalhes históricos e elementos de trama específicos que a maioria de nós simplesmente não pensaria em aplicar em um jogo de rpg.

Este tipo de informação ajuda a tornar cada Habilidade Investigativa interessante e esta seção ajudará um Guardião a elaborar uma história com um forte senso de verossimilhança, mesmo se o Guardião for novato sobre a história dos anos 30 e a literatura de Mythos.

Cada Habilidade Investigativa tem uma seção sobre Benefícios Especiais que o Guardião pode optar em conceder a jogadores com a habilidade específica. Muitas vezes são “reservas dedicadas” de pontos que podem ser gastos em uma Habilidade Geral. Por exemplo, um Contador pode ganhar pontos de reserva dedicado em Intimidar sobre bandidos se ele descobrir livros que provam a existência de suas operações ilegais de lavagem de dinheiro.

Cada Habilidade Investigativa também inclui uma seleção de “Pistas de Amostra” que podem ser usadas pelos Guardiões em aventuras originais além de servirem como exemplos de como a informação flui para personagens com habilidades investigativas específicas.

Habilidades Gerais têm apenas dados historicamente relevantes sobre as habilidades (como leis sobre de armas de fogo dos anos 30 para a Habilidade Armas de Fogo). As Habilidades Gerais não possuem seções sobre amostra de benefícios ou de pistas de exemplo.

  • Ocupações

Essa seção fornece informações sobre o significado e como usar as Ocupações dos Investigadores, adicionando detalhes históricos que o Guardião poderá usar para dar um pouco mais de atenção aos personagens além de ajudar a tornar Rastro de Cthulhu um jogo ainda mais interessante ao mesmo tempo em que adiciona um ar de realismo.

  • Coadjuvantes

Esta seção fornece mais de 50 personagens coadjuvantes para uso em aventuras de Rastro de Cthulhu e cada um inclui detalhes sobre seu comportamento, aparência e experiência, uma frase de efeito e estatísticas-chave. Além disso, todos os coadjuvantes possuem três peculiaridades memoráveis para ajudar os jogadores a lembrarem-se deles e alguns, os coadjuvantes mais importantes, tendem a ter três “Ganchos” com ideias de enredo sobre como utilizá-lo em uma aventura de maneiras diferentes.

  • Estabilidade e Sanidade

Esta seção é um resumo de três páginas das regras de Estabilidade e Sanidade que estão no Livro de Regras.

Escudo do Guardião

Escudo do Guardião

Escudo do Guardião

O escudo é um painel de 65x28cm com duas dobras verticais (formato retrato) e impresso (como o original) em triplex 350g. Trás em seu verso tabelas e resumos como, por exemplo, as regras para o combate e a tabela sobre perdas de estabilidade (esta tabela não inclui perdas de Sanidade ou Estabilidade para criaturas específicas ou divindades Mythos).

Facebook Comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você é um replicante??? *